terça-feira, fevereiro 15, 2011

.dica... Como tomar Whisky


Se você toma whisky com energético, entre nesse link.

Para quem não toma whisky com energético seguem as dicas de como tomar essa belíssima e dourada bebida alcoólica destilada de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris.

10 Perguntas mais freqüentes sobre Whisky:

1) Qual a maneira correta de se tomar whisky, com água ou sem água?
Inicialmente gostaria de dizer que todas as pessoas têm o direito de tomar seu whisky da maneira que desejarem (Menos com energético) e que lhe proporcionem mais prazer. Mas, caso queiram seguir as normas internacionais:

Single Malt é exclusivamente em copo de xerez (cherry) e deveria ser tomado puro ou no máximo com 1 cc de água, de ótima qualidade, de preferência mineral sem gás, a fim de liberar o buquê do whisky.
Vatted, Idem ao Single Malt.
Grain pode ser tomado puro, com gelo, ou com gelo e água. Copo a gosto.
Blended e da mesma forma do Grain , poderá ser tomado puro, com gelo ou com gelo e água. Preferencialmente copo baixo ou alto.

2) Quais os copos adequados?
Copo de Xerez ou Cherry para Single Malt ou Vatted.
Copo baixo para Scotch Whisky on the rocks.
Copo alto para Scotch Whisky com água e gelo.

3) Qual a origem do whisky "Cowboy"?
Acredita-se que a origem seja os vaqueiros americanos, embora seja muito comum na Escócia tomar-se um “Dram” num copo muito pequeno, que cabe uma dose mínima.

4) O whisky de 12 anos é mais forte que o whisky de 8 anos?
O Scotch Whisky de 12 anos não é mais forte do chamado "8 anos", cujo nome correto é “Standard’. O whisky com 12 anos é mais amadurecido e mais suave para tomar (mais redondo).

5) Quais são os tipos diferentes de Scotch Whisky?
Single Malt é Feito exclusivamente de cevada, numa só Destilaria e sem mistura com outro qualquer Scotch Whisky.
Vatted é um puro malt que tem a mistura de dois ou mais Single Malt.
Grain é um Scotch Whisky feito de grãos essencialmente milho ou trigo, e às vezes com a inclusão de uma pequena quantidade de centeio ou cevada.
Blended é a mistura de Single Malts com Grain Whiskies. Normalmente entre 35 a 45 whiskies diferentes para compor um blended.

Nota: Nos Estados Unidos cada Estado Americano usa uma designação e formulações diferentes para denominar a bebida, como bourbon, rye, whiskey, etc...

6) Qual a diferença entre "Whiskey" e "Whisky"?
Scotch Whisky só pode ser chamado se for destilado na Escócia e envelhecido no mínimo 3 anos na Escócia.
Whiskey = chamado na Irlanda e U.S.A.
Whisky = chamado no Canadá e em outros muitos países (É um nome genérico).

7) Como identificar um whisky falsificado?
Muito difícil para consumidores sem grande experiência identificar whiskies falsificados ou transplantados. Hoje os falsificados são uma minoria, e o que existe muito é o transplantado, ou seja, pegam uma garrafa de uma marca famosa e a reenchem com um whisky nacional barato.

8) Quantas destilarias estão funcionando na Escócia?
Atualmente 87 (oitenta e sete) destilarias de Single Malt e 06 (seis) de Grain Whisky.

9) A diferença de cor está relacionada com a qualidade?
A cor não está absolutamente relacionada com a qualidade do Scotch Whisky.

10) O whisky tem variação de graduação alcoólica?
A maioria dos países usa a graduação de 40% ou 43% G.L. , porém existem Single Malts com 45% e 46% e excepcionalmente até 61.6%.

Bonus 11) Por que eu não devo tomar whisky com energético?
Geralmente quem bebe whisky com energético não faz idéia do desperdício. O whisky demora 8 anos para ser produzido e você vai lá e mistura com um guaraná. Quem costuma fazer isso são os playboys e metidos a playboy de baladas. Não façam isso crianças, fica dica, sejam machos e tomem o bom e velho whisky feito homens.

Bonus 12) Não sei escrever whisky posso escrever uísque?
Pode.

Como tomar Whisky?
1) Cowboy:
A forma mais comum nos países da Europa, por causa do frio. Três dedos de whisky puro. Aqui no Brasil é considerado valente o sujeito que bebe um whisky cowboy em uma golada só.

2) Com duas pedras de gelo:
Talvez a forma mais comum de se tomar o scotch. Para aqueles que não são machos o suficiente para tomar Cowboy. Porque, afinal, o whiskey demora tanto tempo pra ficar pronto com o intuito de retirar a água de sua composição, daí o idiota mete gelo lá e estraga tudo...

3) Não pode mesmo:
Com água de coco, laranja, guaraná, coca-cola, água gaseificada e o maldito energético, todos por motivos heterossexuais.

A diferença entre os Whiskies Johnnie Walker



Johnnie Walker é uma marca de uísque escocês pertencente à Diageo e é produzido em Kilmarnock, condado de Ayrshire, Escócia. É a marca de uísque mais distribuída no mundo, vendida em quase todos os países, com vendas anuais de cerca de 130 milhões de garrafas.

O Brasil, impulsionado pela mistura inadequada, é o país que mais consome Red Label no Mundo segundo Reportagem da Folha de São Paulo.

As cores na embalagem "Johnnie" servem para diferenciar o tempo que passou sendo envelhecido em barris: Red, Black, Green, Gold e Blue.
Red Label: 8 anos (blended)
Black Label: 12 anos (blended)
Swing: 15 anos (blended)
Green Label: 15 anos (vatted)
Gold Label: 18 anos (blended)
Blue Label: 21 anos (blended)

Marcas de whisky



O seu pequeno e barato Red Label que você mistura com energético na balada não é o único whisky da face da terra. Algumas outras marcas: Royal Salute, Glenlivet, Glenfiddich, Ballantines, William Lawson's, Sir Edwards, Clan Macgregor, Jim Bean, Consulate, Jameson, Jack Daniels, Something Special, Glen Grant, Blantons, Glenmorangie, White Horse, Grand Macnish, J&B, Cutty Sark, Buchanans, Chivas Regal, Logan, The Famous Grouse, The Macallan, Laphroaig, Dalwhinnie, Dewars, Dimple, Grand old Parr, Cragganmore. E os famosos nacionais: Passport, Natu Nobilis, Teachers, Drurys, Bells, Long John, Mark One, Old Eight.

Definitivamente o whisky é a bebida mais de macho que existe. Agora você vai continuar tomando com energético? Eu sei que vai, porque você é criança, é juninho! E para você eu indico este link.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

@Aleo12 - o Twitter do Aleo¹²

    follow me on Twitter
    Free counters!